Estudos mostram que passar tempo ao ar livre, em áreas abertas com grama, árvores e outras plantas é bom para sua saúde física e mental.
Assim, “Os benefícios potenciais da exposição a espaços verdes incluem melhoria do sono, pressão arterial, função cognitiva e atividade física, bem como redução do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.” disse a pesquisadora de saúde pública Dra. Heather Eliassen , pesquisadora de saúde pública e Professora de Nutrição e Epidemiologia de Harvard T.H. Chan School, Universidade de Harvard.
Além disso, outros benefícios incluem melhoria da saúde mental em crianças e adultos, melhoria do peso ao nascer em bebés e até mesmo um menor risco de morte prematura, diz ela.
Como passar tempo ao ar livre proporciona tais benefícios?
Uma grande razão é que incentivam a atividade física, como caminhar, jogar vôlei ou praticas qualquer outro esporte. Assim, sabemos que aumentar a atividade física traz uma ampla gama de benefícios à saúde.
Entretanto, essa provavelmente não é a única razão pela qual os parques e outros espaços verdes são bons para nós.
Também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a atenção plena e criar ambientes mais frescos, calmos e com ar mais limpo do que onde normalmente vivemos.
Além disso, os espaços verdes também oferecem oportunidades de interação social e envolvimento comunitário.
Dessa forma, cada um deles tem seus próprios benefícios para a saúde, acrescentou Eliasen. Então, ao planejar uma viagem ao parque, lembre-se de algumas coisas para torná-la o mais segura e agradável possível.
Também não é necessário se prender à viagens longas: parques e praças próximos podem trazer tanto benefício quanto.
“Saiba mais sobre opções de bairro e espaços verdes de fácil acesso”, diz Eliasen. “Se você tem um espaço da natureza próximo da sua casa, caminhe ou ande de bicicleta até la e desfrute dos benefícios que ele pode te proporcionar”, complementa.
Também vale a pena incorporar o espaço verde em seu trajeto para o trabalho ou escola. Além disso, passar tempo em espaços verdes traz muitos benefícios, por vezes referidos como um “recurso de saúde pública”.
Então, isso deve ser uma motivação extra para visitarmos regularmente os parques de nosso bairro ou planejar uma viagem especial com este objetivo. Isso também deve ser considerado no planejamento urbano, pra que mais pessoas tenham essa opção perto de suas casas.
Confira alguns benefícios proporcionados por passar mais tempo ao ar livre
1- Melhora o sono
Os relógios biológicos da maioria das pessoas se alinham com o sol: Acordamos quando o sol nasce e começamos a sentir sono quando o sol se põe. Dessa forma, a exposição à luz solar pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente e a melhorar a qualidade do seu descanso, de acordo com a Healthline.
Então, quando você lê deitado em um gramado ao ar livre e assim a ansiedade e o estresse são reduzidos. Assim, médicos especialistas relatam que passar tempo ao ar livre pode reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como adrenalina e cortisol.
Por exemplo, Erica Price, especialista certificada em recreação terapêutica do Hospital Sharp Mesa Vista, diz que passar algum tempo na floresta, na praia ou no parque local pode ter um efeito calmante.
2- Melhor saúde e imunidade
Muitos microrganismos encontrados ao ar livre são menos prevalentes no interior. Assim, a exposição a bactérias e outros organismos não perigosos pode ajudar a preparar o sistema imunológico para evitar infecções.
3- Melhor sensação de bem-estar
De acordo com um relatório WebMD de 2021, apenas cinco minutos ao ar livre podem melhorar sua autoestima. Dessa forma, este benefício é ainda maior se você passar algum tempo ao ar livre ou perto da água.
4- Aumento da vitamina D ajuda a combater a depressão sazonal
Em adição, a exposição à luz solar ajuda nosso corpo a produzir vitamina D, que estimula o sistema imunológico e a saúde óssea, entre outros benefícios. Dessa forma, de acordo com a Healthline, a exposição à luz solar pode reduzir os sintomas da depressão sazonal.
5- Melhor concentração e energia
As pessoas que têm dificuldade em manter o foco muitas vezes descobrem que passar tempo ao ar livre melhora a sua capacidade de concentração. Então, isso pode ocorrer porque passar tempo ao ar livre proporciona uma pausa mental dos estressores, relata a Sharp Health.
Tempo sozinho de qualidade
Por fim, saiba que somos criaturas sociais por natureza. No entanto, o tempo sozinho desempenha um papel vital em nossa saúde mental. Dessa forma, reservar cinco minutos para caminhar pelo parque, brincar ao ar livre com nosso animal de estimação ou correr pela vizinhança pode nos dar a chance de explorar nossos pensamentos e sentimentos.
Fonte: St. Louis American (Hardvard School) e MaryVille University.