Planejar uma viagem sem extrapolar o orçamento pode parecer um desafio, mas com algumas dicas para economizar em viagens é possível aproveitar ao máximo sua aventura sem comprometer suas finanças.
Então, nesta série de dicas e estratégias, exploraremos estratégias práticas e eficazes para reduzir custos, desde a escolha do destino até a organização dos detalhes da viagem.
Para isso, siga a leitura e descubra como viajar de forma econômica e ainda assim desfrutar de experiências memoráveis e enriquecedoras em qualquer lugar do mundo!
1. Procure estadias com cozinha
Ou leve comidas prontas. Pode parecer contraditório ter que cozinhar quando a viagem é para se divertir, mas o fato é que gasta-se muito para comer fora. Além disso, se você planejou experiências gastronômicas em seu roteiro, deixe para aproveitar algumas refeições e deixar algumas para comer na estadia.
Por exemplo: se você quer ir num restaurante com vibe mais noturna, opte por preparar algo no almoço. Além disso, existem várias boas opções de preparo rápido ou até congelados. Então, isso sempre será mais barato do que comer fora.
2. Dicas para economizar em viagens: Se você for comprar passagens, busque todos os dias
Além disso, siga páginas de empresas que vendem ou divulgam passagens. Dessa forma, deixe que o algoritimo saiba que você quer viajar. Também deixe ele trabalhar pra você. Desta forma, sempre que houver uma promoção você será avisado e receberá várias ofertas para outros lugares, abrindo portas para cogitar viagens futuras.
Para completar, não tenha medo de spams! Depois que você parar com essas buscas, os mecanismos vão entender que você busca outras coisas e vão parar de te oferecer ofertas.
Ademais, quando aos e-mails basta procurar por “cancelar inscrição” no final da página caso prefira não receber mais aquele tipo de conteúdo.
3. Viaje fora de temporada
Praia pode não parecer tão interessante no inverno. Mas, mesmo se você só comer umas porções olhando para o mar já pode ser uma ótima forma de fugir da rotina. E o melhor: gastando muito pouco!
Assim, a experiência sempre será mais barata e pode até proporcionar um momento de mais qualidade. Isso pois tudo será quase que exclusivamente seu.
4. Dicas para economizar em viagens: Não compre coisas que não precisa
Se você já tem 2 protetores solar, provavelmente não precisa de um terceiro. Assim, estamos acostumados a nos deixar levar pelo ecstase da viagem e dizemos coisas como “é só dessa vez” ou “é apenas R$XX reais, não vai me afetar tanto”.
Entretanto, o dinheiro sai da sua conta independente do nível de satisfação com a viagem, então fique ligado e não ignore os fatos.
5. Faça um roteiro com mais opções do que cabe em sua viagem
Ter uma lista grande de opções de experiências maior do que você precisa evita que tome decisões impulsivas (e caras) só para suprir a lacuna de espaço em sua viagem. Então, com uma boa gama de alternativas você poderá escolher outras opções que cabem no seu bolso caso um delas não de certo ou dure menos que o esperado.
6. Dicas para economizar em viagens: Coloque opções gratuitas no seu roteiro
Apreciar vistas naturais e arquitetônicas pode ser uma experiência incrível se você estiver focado no passeio e não somente em consumir.
Dessa forma, aproveite para ouvir outros idiomas/sotaques, tire muitas fotos legais, conheça parques e espaços naturais do local. Além disso, procure espécies diferentes em seu habitat, faça trilhas e outros passeios sem custo, assista apresentações gratuitas.
Também visite museus, suba em uma montanha, olhe para o mar e pense na vida. Pare para pensar no quanto você não precisa se preocupar com nada naquele momento (se precisar, tente esquecer). Além disso, pense na imensidão do planeta e do universo enquanto olha o horizonte. Também leve guloseimas compradas em mercado.
Não se esqueça que os sentidos são de graça! Abuse deles.