O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurocomportamental caracterizado principalmente por desatenção, inquietação e impulsividade. Por isso, se faz muito improtante conhecer os principais Sintomas do TDAH.
Geralmente , ele se manifestaocorre na infância e pode persistir na idade adulta. Assim, acaba afetando a vida social, profissional e de aprendizagem.
Além disso, frequentemente, os pacientes podem ter outros problemas emocionais, como ansiedade, depressão e estresse. Da mesma maneira, pesquisas mostram que existe um forte componente genético, e os pais muitas vezes também são diagnosticados com o distúrbio.
O diagnóstico é clínico e feito por um médico Psiquiatra. Assim, podemos afirmar que os meninos e meninas apresentam sintomas semelhantes.Entretanto, a hiperatividade é menos grave nas meninas.
Além disso, estima-se que 3 crianças sofram deste distúrbio, que tem sido diagnosticado com mais precisão e frequência nos últimos anos.
Justamente por isso a existência do TDAH ainda é questionada, mesmo sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estudado em diversos países. Confira mais informações abaixo!
Conheça algumas dicas do Hospital Albert Einstein sobre como identificar os principais Sintomas do TDAH
Crianças com TDAH podem ter dificuldade de concentração, principalmente em atividades que exigem longos períodos de esforço mental. Dessa forma, os pacientes muitas vezes respondem à pergunta antes de terminar, ficando ainda mais ansiosos.
Sendo assims, existem escalas comportamentais que podem ajudar os profissionais a fazer um diagnóstico. Um deles é composto por 18 itens, sendo 9 relacionados à atenção e os demais à impulsividade/hiperatividade.
Confira:
- Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete muitos erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas;
- Tem dificuldade de manter atenção em tarefas ou atividades de lazer;
- Parece não estar ouvindo quando fala diretamente com a pessoa;
- Não segue instruções até o fim e não termina deveres da escola, tarefas ou obrigações;
- Tem dificuldade para entregar tarefas e atividades;
- Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado;
- Perde coisas necessárias para as atividades (brinquedos, deveres de escola, lápis, livros etc.);
- Distrai-se com estímulos externos;
- É esquecido em atividades cotidianas;
- Mexe com as mãos, os pés ou se remexe na cadeira;
- Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado;
- Corre de um lado para o outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isso é inapropriado;
- Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma;
- Não para ou frequentemente está “a mil por hora”;
- Fala em excesso;
- Responde às perguntas de forma precipitada antes de elas terem sido terminadas;
- Tem dificuldade de esperar a sua vez;
- Interrompe os outros ou se intromete (conversas, jogos etc.).
Como os principais Sintomas do TDAH se manifestam?
A manifestação depende dos sintomas. Dessa forma, as crianças com desatenção primária têm dificuldade em prestar atenção aos detalhes ou em seguir instruções longas, afetando negativamente no desempenho escolar
Além disso, as habilidades organizacionais e de planejamento que exigem concentração são reduzidas.
Então, quando uma criança é hiperativa, ela pode falar excessivamente. Além disso, pode também movimentar os membros de forma inquieta ou ter dificuldade em esperar a sua vez.
Dessa forma, estima-se que 15% das crianças com TDAH atingem a idade adulta com sintomas completos e 65% alcançam remissão parcial dos sintomas, sendo que a desatenção é um dos aspectos que tende a persistir.
Por fim, em adultos com o transtorno é comum notar desatenção ao se dirigir a eles.
Tratamento
O SUS atende pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Assim, o tratamento de pacientes com TDAH deve ser multifatorial. Por isso, ele pode incluir uma combinação de farmacos, aconselhamento de pais e professores e psicoterapia.
Além disso, em alguns casos, se percebido distúrbio de linguagem, é recomendável conciliar com fonoaudiólogo. Também existem outras abordagens comportamentais com recompensas ou atividades que podme ser eficientes. DPara isso, é importante conhecer o perfil dos sintomas e trabalhar em cima deles favorecendo o paciente respeitando suas particularidades.A
Também é importante ressaltar que o TDAH não está necessariamente associado à diminuição da capacidade cognitiva. Em outras palavras, o mau desempenho de uma criança na escola pode dever-se a uma combinação de inquietação e desatenção, e não a uma capacidade limitada de compreender as coisas.
Então, com o tratamento adequado, os pacientes podem reduzir os sintomas e ter um bom desempenho na escola e no trabalho, mesmo que o tratamento precise ser ajustada diversas vezes.
Fonte: Hospital Albert Einstein